O crescimento do E-Commerce tem transformado a indústria tecnológica como a vemos hoje. De acordo com o levantamento do eMarketer, as vendas mundiais no setor de E-Commerce irão crescer em $4 trilhões em 2020 e mesmo com a taxa de crescimento degredindo ao longo dos anos, estatísticas apontam um aumento constante durante um bom tempo. Com tamanha perspectiva de crescimento, o E-Commerce enfrenta um cenário cada vez mais competitivo e de diferentes nichos. Saber gerenciar a sua marca e bolar estratégias relevantes para sua plataforma é um enorme diferencial no sucesso de sua loja virtual.

O baixo custo de uma loja virtual é sempre um excelente chamariz para quem quer expandir seus negócios, mas muitas vezes se subestima outros aspectos que podem fazer a diferença no engajamento da plataforma com o cliente. A Inpyx estuda e analisa tendências de mercado, analíticas, dados e métricas para aplicar as melhores estratégias a fim de fortificar a marca de acordo com sua proposta e público alvo, e hoje iremos discutir sobre algumas das vantagens de transitar para o E-Commerce e possíveis problemas que são enfrentados ao longo do caminho.

Como discutimos anteriormente, uma plataforma com acessibilidade torna seu público alvo maior e aumenta a força de sua marca, livrando-se das desvantagens práticas de uma loja física, como localização, acesso e horários, além de possibilitar a navegação a pessoas com deficiência. Ou seja, clientes e parceiros podem navegar a qualquer hora do dia de acordo com suas rotinas.

A necessidade de uma plataforma bem implementada, otimizada e responsiva entra nesse papel. Tirando vantagem do conceito de loja aberta 24/7, é possível analisar os dados de navegação de qualquer cliente e parceiros, como seus interesses, preferências e eventuais problemas. Esses dados então são coletados e reunidos em gráficos, então passados para a equipe de desenvolvimento e gestão, que irá decidir como melhorar a experiência do usuário. Basicamente, é como se uma loja tivesse em constante reforma e melhoras, mas sem em nenhum momento entrar em detrimento na experiência do usuário.

Esses processos são sempre dinâmicos, logo a necessidade de uma equipe preparada é importante e por isso utilizamos a metodologia ágil e framework Scrum. Problemas de maior urgência podem surgir e tomar preferência, como por exemplo um catálogo novo temático que entrará em época de feriado, e a implementação de uma landing page nova. Essas implementações tomam preferência a funções que não possuem necessidade imediata na data presente, já que uma experiência online personalizada para o usuário, torna sua loja mais exclusiva e atualizada.

Toda a estratégia de marketing se beneficia muito de uma loja virtual. Com dados de acesso coletados e analisados, todo o material gráfico, promoções e conteúdo promocional será customizado de acordo com esses usuários, personalizando a experiência do cliente conforme suas expectativas, preferências e até região. Esses dados ajudam a reduzir o tempo perdido para uma navegação mais limpa, objetiva e agradável, não apenas aumentando o engajamento como também aumentando a fidelização de clientes para a sua loja virtual.

Todas essas vantagens não entram em sua estratégia da loja física, pelo contrário, elas complementam. Campanhas publicitárias passam a atender um público mais abrangente, que por ventura não possuem acesso físico à loja e preferem a plataforma online, que melhor atende suas preferências e necessidades. Além disso, clientes já fidelizados à loja física sentem confiantes ao acessar a loja virtual, o que aumenta a praticidade e engajamento deste público. Com esses adendos, a loja virtual se torna uma importante extensão da loja tanto para clientes já conhecidos como aqueles em potencial, e a evolução da marca passa a ter um novo foco, embasado em dados concisos e experiência do usuário.

Por fim, o investimento para se manter a loja virtual não apenas é acessível como menos burocrático e rápido, logo nunca é tarde para começar a expandir seu ramo de negócios para mais uma plataforma e valorizar ainda mais a experiência de seu cliente.