O Mobile first é mais do que uma tendência passageira, ou moda: Se trata de uma estratégia de desenvolvimento focado na realidade da tecnologia atual, focando usabilidade, design e a comunicação rápida e eficaz para plataformas que são acessadas em dispositivos móveis. Como o nome já sugere, Mobile first é o desenvolvimento da plataforma pensado primeiro para celulares e tablets e só depois para desktop. Sites são desenvolvidos desde o início com elementos responsivos e se adaptam a telas mais estreitas, de diferentes resoluções e tamanhos, sem depender de comandos de teclado e apresentam poucas – porém precisas – informações na tela.

Desenvolvimento com foco em sites responsivos

Segundo o IBGE, quase todo brasileiro possui um celular com acesso internet, e por conta disso plataformas vem se adaptando para apresentar seu conteúdo de forma minimalista, com funções que preservam a responsividade do site. Quando o desenvolvimento já se inicia voltado para o mobile, todas essas funções podem ser ajustadas e melhoradas desde o início, com a versão desktop sendo apenas uma versão mais ampla do escopo mobile. No entanto essa metodologia ainda é nova e apresenta diversos obstáculos sem o devido conceito e criticidade, portando é necessário constante estudo, análise de mercado e aplicação de métodos já testados por uma equipe de desenvolvimento que possui vasta experiência no campo.

Essa estratégia inclui o projeto Accelerated Mobile Pages (AMP), uma iniciativa de código aberto que visa melhorar a criação de conteúdo para dispositivos mobile, seja para editores, clientes, usuários, gestores e parceiros. Essa estratégia tem como foco um rápido carregamento de conteúdo quase que instantâneo e fácil navegação, melhorando a usabilidade e acelerando a performance da plataforma. O projeto possui inclusive melhorias para todas as resoluções incluindo desktop, tornando necessário uma equipe de desenvolvimento que faça a aplicação do código de forma apropriada e testada, tendo conhecimento em aplicações mobile first.

Usabilidade no mobile melhora a versão desktop

Muitas vezes a ideia de adotar a estratégia mobile first causa preocupação por se acreditar que celulares apresentam muitas limitações de funções e opções, porém o que é visto como um ponto negativo, na realidade se torna uma excelente maneira de focar a plataforma para uma comunicação mais limpa e eficaz. Com a crescente taxa de uso de aparelhos celular, uma plataforma que coloca diversos elementos visuais, requer constante digitação, ou precisa de constante atenção muitas vezes não é um local com uma navegabilidade agradável. 

Reduzir essas constantes interações é essencial independentemente do método de acesso na plataforma. Usuários normalmente estão com a atenção dividida em outras tarefas ou apenas procuram uma consulta rápida em suas rotinas, seja em mobile ou desktop. Um design minimalista e que comunica sua proposta no primeiro instante de acesso é ideal para garantir a produtividade da plataforma e gerar a melhor taxa de engajamento possível. Essa metodologia serve tanto para celulares, tablets ou desktop, afinal quando desenvolvemos em mobile first, excluímos toda a informação desnecessária e elementos que distraem, para um conteúdo preciso, linear e de fácil navegação.

Testabilidade e melhorias constantes colocam a sua plataforma sempre atualizada

Cada projeto requer uma plataforma própria que atenda às necessidades específicas do escopo, portanto a forma de desenvolvimento difere de cada um. Como havíamos discutidos antes, considerar a estratégia de outsourcing de desenvolvimento é importante para sempre ter uma plataforma testada e sempre atualizada de acordo com as últimas diretrizes de desenvolvimento, o que por fim melhora o SEO (Search Engine Optmization). Além disso, é possível incluir no escopo elementos de acessibilidade para que possamos engajar com um público maior enquanto se planeja continuamente a performance e usabilidade do site. 

Com o número de acessos via mobile crescendo e os de desktop decaindo rapidamente, elementos de design precisam entrar em harmonia com o formato de mobile, assim permitindo que a plataforma seja responsiva. O fato de mudar completamente a forma como se acessa uma plataforma pode ser complicada de início, porém para se manter a relevância e acompanhar todas as revoluções do mercado digital, é necessário que melhorias sejam feitas dia a dia, inclusive para manter a plataforma competitiva e de acordo com boas práticas de UX. Com mobiles se tornando cada vez mais avançados, a forma como se olha para essas limitações pode muito bem se tornar melhorias no futuro, então precisamos nos manter atualizados sempre! 

Gostou? Confira mais artigos do nosso blog!